PARTICIPE


Tecnologia do Blogger.

EMAIL

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ranking de felicidade

Ranking de felicidade

Saiba quem lidera no lugar de país mais feliz do mundo, de acordo com o primeiro mapa da felicidade mundial desenvolvido por um acadêmico.

A pesquisa do psicólogo Adrian White, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, usou respostas de 80 mil pessoas de todo o mundo para mapear o bem-estar no planeta. Foram usadas informações da Unesco, da CIA, a agência de inteligência americana, e da Organização Mundial de Saúde, entre outras, sobre 178 países.A conclusão é que fatores como saúde, riqueza e educação são determinantes na hora de se aferir o nível de felicidade de uma nação.

Suíça e Áustria, ambos países ricos, ficaram no topo da lista junto à Dinamarca. Nos últimos lugares, vieram Zimbabwe e Burundi.
"Quando indagadas se estão felizes com suas vidas, pessoas em países com bom serviço de saúde, alto Produto Interno Bruto (PIB) per capita e acesso à educação tinham maior tendência a afirmar que eram felizes", disse White.

O pesquisador admitiu que essas medidas de felicidade não são perfeitas, mas afirmou que eram as melhores disponíveis e que elas estão sendo estudadas por políticos como a melhor maneira de se medir o desempenho relativo de diferentes países. White disse que seria possível usar esses parâmetros para medir mudanças nos níveis de felicidade de diferentes locais e analisar que fatores têm efeito nisso, como guerras, fome ou o sucesso em alguma situação.

Brasil

O Brasil ficou em 81º lugar em uma lista de 178 países, atrás de nações como a República Dominicana, El Salvador, Israel e Namíbia.A colocação é bem pior do que a alcançada em outros rankings similares, na maioria das vezes feitos por ONGs. Em um índice divulgado também este mês pela New Economics Foundation, o Brasil ficou em 63º lugar.

Essa lista também tinha 178 países, mas usava como critério longevidade, alegria de viver e a quantidade de recursos naturais consumidos pela população.O título de nação com a melhor qualidade de vida ficou com o pequeno arquipélago de Vanuatu, no Pacífico. No fim de 2005, o Brasil ficou em nono lugar numa pesquisa feita pelo instituto britânico Gfk NOP, que perguntou a pessoas de 30 países quão felizes elas se consideravam com a qualidade de suas vidas. O primeiro lugar nessa pesquisa ficou com a Austrália.


Fonte>:BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Blogger templates Sunset by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP